Quem faz o site? O Programa ou o Desenvolvedor?
Olha eu aqui denovo.
Quero falar sobre uma coisa meio polêmica sobre o desenvolvimento web:
Será que o que realmente interessa é a pessoa que irá desenvolver um site, ou o programa que ela está usando para desenvolver esse site?
Pergunto isso porque várias vezes acessando blogs ou então sites pessoais de desenvolvedores vi vários deles mostrando com todo o orgulho que usam o programa X para desenvolver na plataforma Y etc, etc... Mas será que para quem irá contratar o serviço isso é realmente algo que importa?
Na minha opinião, um desenvolvedor que quizer fazer um curriculo deve destacar suas características profissionais, experiências, referências, e não os programas que ele usa para trabalhar.
Acredito que o grande problema da web é a prisão que certos desenvolvedores têm no WYSIWYG(edição visual). Hoje em dia programas como o Dreamweaver podem fazer tudo sozinhos, o desenvolvedor só precisa pegar o mouse e arrastar uma célula de uma tabela para um lado, outra para o outro; mas então você pergunta pra ele para que serve a tag "<h1>", por exemplo, e ele pergunta se isso é de comer!
Muitos desses webdesigners dizem que realmente interessa é o que o usuário verá no browser dele no final, que o usuário não se preocupa com código, essa é a desculpa que dizem para não desenvolverem nos padrões. Claro que o usuário final não quer nem saber de código, mas será que esse usuário não quer que seu site possa ser visto em qualquer browser, plataforma, que seu site possa ser acessado por deficientes, ou em celulares e que seu site economize banda no servidor e abra mais rápido, além de economizar $? Lógico que sim.
Tudo isso é a diferença entre um "fazedor de sites" e um DESENVOLVEDOR WEB de verdade
Nenhum comentário:
Postar um comentário