segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Padrões Web X Tableless X Tendência = confusão na web!

Salve salve galera!!
Esse é meu primeiro post, e gostaria de me apresentar para vocês antes de tudo. Bem, meu nome é Guilherme Medeiros, moro em Tramandai/RS, tenho 15 anos e atualmente trabalho com desenvolvimento votado à web.

Hoje falarei sobre uma confusão que está ocorrendo na web atual(opinião pessoal). Atualmente ando percebendo que muitos chamam Webstandards(Padrões Web) de apenas tableless(Na gramática inglesa, TABLELESS significa sem-tabelas, pois está escrito tudo junto, então less fica sendo sufixo, se escrevermos Table(espaço)Less, então significa Menos Tabelas, qual dos significados está correto ninguem sabe)

Quem na minha opinião começou essa confusão? O pessoal do tableless.com.br(apesar do Inside não concordar com essa opinião, mas cada um tem a sua né).
Acho que lá eles misturam muito tableless com padrões web, o que gera uma confusão pra quem ainda não entende bem do assunto.

O lance é que hoje em dia tem muitos que criam um site com milhões de divs aninhadas, e ficam todos orgulhosos dizendo que seu site é tableless. E eles estão errados? Não, seu site é sim tableless, mas não está nos padrões.

Mas e daí GUI? Não posso mais entrar no tableless? Você pode, e DEVE acessar o tableless, esse post não é para falar mal do site, e sim para dar uma dica construtiva aos que estão entrando nesse novo mundo, para que não se iludam com certas idéias erradas que possam surgir no decorrer do aprendizado.

Agora vamos deixar um pouco o Tableless de lado, e partir para a parte chave do nosso artigo: "PADRÕES WEB x TENDÊNCIA".

Vejo muitos por aí falando o seguinte:


"Aff, eu não trabalho com tableless(webstandards), porque eu não tenho liberdade no design"


"Vix, tableless eh feio pra ca*****!"


"Pff um site tableless é quadrado, parece com os primeiros sites que surgiram"


Quando eu vejo coisas assim fico com bastante raiva, inclusive no Usabilidoido houve uma discussão sobre isso.

Agora eu pergunto a vocês: por acaso uma célula de uma tabela é redonda? Em geométrica, qual a diferença de uma div para uma célula?
É bastante difícil para alguns entender que tudo que se faz com tabelas pode ser feito com divs(e outros elementos, seguindo a semântica), e ainda muito mais.

E sobre a tendência: Quando falam de sites "feios, quadrados, sem graça..." estão falando sobre tendência! Também parece difícil entender que a web está mudando, hoje em dia todos trabalhamos mais(apesar de ganharmos menos, o que faz com que a grande maioria tenha internet discada, mesmo que isso pareça mentira), e queremos tudo bem rápido, na hora, então não há como ficar esperando meio ano um monte de tabelas carregarem no navegador!

O que todos querem é um layout limpo, sem poluição vizual, e um site de navegação rápida e facilitada. Afinal, você quando acessa o site do seu banco(por exemplo), e quer ver o seu saldo online, você por acaso quer um monte de coisas piscando e saltitando por todos os lados na tela? Isso irá ajudar você a ver seu saldo? NÃO!

Esse post então expressa a minha opinião sobre tudo isso, e em partes a opinião do Inside.

Abraços e até a próxima!

12 comentários:

Anônimo disse...

tableless é realmente sem tabela.

mas a questão é intrigante mesmo.
mas a maioria das pessoas implica mesmo em associar webstardards com tabless. uma tabela continua sendo e ainda vai ser parte do webstandards enquanto o html e o xhtml vigorarem, desde que suas tags ("table", "tr", "td", "th" e "caption") sigam a estruturação correta.

a grande questão na verdade está em como empregar os recursos existentes: quando vale mais apena usar uma "li" ou uma "td", ou ainda uma "div"? isso é opção do desenvolvedor e da necessidade do cliente.

Sucesso pra nós!

Anônimo disse...

Alex.. a tabela continua sim sendo parte o (x)Html... e quando usada de forma correta esta dentro dos padroes sim...

agora na parte q tu fala q o desenvolvedor tem que escolher o que ele fala ta errado... porque uma tabela é pra dados tabulares, uma li é pra uma lista e uma div eh pra uma divisao...

certo?

nao tem que escolher... e sim usar da forma certa!


sucesso a todos!!!

[]'s

Unknown disse...

Acho q entendi o alex, ele não falou sobre ser de livre escolha, ele quiz dizer que deve-se usar de acordo com a semântica, isso sim, a semantica vem muito da cabeça de cada um ;)

[]'s

Anônimo disse...

vixe, agora tú também tá virando caga-regra?

kkkkk

desencana, rapaz! o desenvolvedor é qm manda em seu código, isso q se aplica quanto a liberdade do desenvolvedor/programador.

não seja tão careta

Anônimo disse...

naum eh caga-regra kspaodkaoskdas
sL axo q tudo tem seu limite.. quem manda eh o programador assim como quem manda na nossa vida sao nos mesmo.. cada um segue o caminho que queh.. o certo, ou o errado..

eu prefiro o caminho certo tanto na vida real como na vida de programação..

mas cada um tm sua opiniao! []'s

Jorge disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge disse...

Oi Guilherme,
Concordo em parte com sua opiniao, mas atribuir ao pessoal do tableless.com.br essa onda de div mania nao acho que seja o correto. O Diego, se ver os videos, fala em semantica. Basicamente, todos os elementos de html devem exercer a sua funcao basica.
Alem disso, IMHO, acho que padrao deve ser seguido sim, mas com moderacao. No final das contas, é a opiniao do cliente e o retorno financeiro que o site proporciona pra ele.
Acessibilidade, atingir o maior numero de pessoas.
Como disse uma vez, os grandes portais nacionais nao viraram "tableless" por achar bonitinho, mudaram pra economizar largura de banda (transferencia) eliminando tds vazias e imagens pra formatacao.
Sobre o nome tableless, concordo que implique em confusao, mas kibeloco vc pensaria num quibe que saiu de Franco da Rocha???
Bom, é isso, sucesso pra ti no seu blog...

Guilherme Rambo disse...

Lembrando q eu discordo do Gui na parte do Tableless.com.br

[]'s

Anônimo disse...

lembrem-se, quando vc cria uma página, vc deve também pensar como desenvolvedor, pois vc estará moldando e limitando o código de um programador (seja ele vc ou outra pessoa).

portanto, a divisão entre webdesigner e programador está na linguagem de criação/execução, e não no resultado final, no produto desenvolvido ao cliente.

e no desenvolvimento é q existe a liberdade de escolha, visto que não é necessário abandonar todas as tags do html pra se criar um site rápido e bem acabado.

por exemplo, muitas vezes é mais prático vc usar uma tabela na exibição de dados obtidos de um DB do que aninhá-los uma centena de "li" ou "span".

não basta ter um código limpo, é importante q ele seja correto (não fuja à lógica estipulada na linguagem em questão) e útil.

mas não estou akee pra impor o meu ponto de vista, e sim compartilhá-lo.

Guilherme Rambo disse...

você simplesmente falou o conceito da semântica, seguir a tag que é mais adequada para você naquele momento.
Veja, num rodapé por exemplo eu posso usar p, mas posso usar também um address, que eu acho mais semântico, mas validaria dos dois modos

Anônimo disse...

Tableless é sempre uma discursão muito complicada, eu programador, prefiro primeiramente usar o termo (x)Html e padrões (semantica) desta forma eu uso lista, tablemas, divs, porem tudo no seu devido lugar, porém, vcs esqueceram de mensionar nosso eterno companheiro e eterno rival que é o designer.

Mas porque vamos ficar brigando, vamos aprender a usar novas tecnicas de CSS com xHtml, se o designer nao quizer, pé na bunda dele, e procura um que queira e que faça bem!

Pois ou a nossa web fica mais rapida, ou mudamos todos para EUA para termos link T1 a preço de discada.

Abraço a todos.

Anônimo disse...

O termo tableless se refere ao layout e não ao conteudo, o conteudo pode muito bem ter tabela e estar de acordo com a web standart, assim como pode ter div e não estar de acordo. Ai é que entra a famosa semântica, criar um calendario usando div é completamente errado, inaceitavel, e o oposto, criar um layout baseado em tabelas, deve ser uma prática abolida. Uma tabela server para estruturar dados de forma alinhada para facilitar a visualização e comparação dos valores, um exemplo é um calendario como citado antes, já div ao meu ver é para criação de divisórias que agrupão blocos de texto, imagens, ou quais quer outras coisas, inclusive outras div's. Sendo assim, o unico critério para a div estar sendo usada corretamente seria ela conter um conteudo de texto ou imagens que são caracterizados como do mesmo grupo e que sejam exibidos em conjunto, ou 2 divs ou mais, nesse caso só para ter um controle melhor de um grupo de div's, ou qualquer combinação de ambos.

Bom eu acho que seria mais ou menos isso,mas também não podemos nos esquecer de que usabilidade vem em primeiro lugar, um site de acordo com web standard, visualmente perfeito, mas sem conteudo ou com conteudo confuso não vale de nada.

Abraços e desculpe o tamanho do comentario...